quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Atuação do grupo

Ao refletir sobre a atuação do grupo (Stênya, Luzineide, Marcos e Rosimar) posso afirmar que nem todos os objetivos do trabalho em grupo foram alcançados. Acredito que o principal objetivo da formação de um grupo, a interação e no nosso caso, ficou a desejar devido a problemas pessoais. O Marcos desistiu do curso. Eu enfrentei problemas de saúde. Dessa forma, não tivemos tempo para sentar e discutir os conteúdos estudados. Nossas trocas de informação e contato foram por telefone, nos corredores e por recados. Mas por outro lado, isto não prejudicou um ou outro ajudar o que tinha mais dificuldade. Mesmo atrasada, as atividades forma realizadas.
Stenya Marta

Processo da elaboração da proposta de projeto

Cada ano que passa percebemos a dificuldade dos alunos quanto a aquisição da leitura e escrita. Este ano, recebemos o resultado do IDEB desta unidade escolar que foi abaixo do esperado, não alcançando a meta projetada. E como o acompanhamento bimestral demonstra um grande índice de notas abaixo da média, tivemos a idéia de organizar um mutirão de leitura e escrita. Um projeto foi elaborado envolvendo todas as disciplinas. Tipos de textos variados foram selecionados para serem trabalhados nas séries. Os professores levaram o material de acordo com o nível da turma para aguçar o interesse dos alunos. A partir daí objetivos foram construídos e metas traçadas. Os alunos levaram, pesquisaram, construíram textos escritos, impressos, textos virtuais, prepararam apresentações variadas (dramatizações, declamações, coreografias), gravações de telejornais, etc.
            Para finalizar, houve a culminância do projeto, com exposição dos trabalhos e realização das apresentações como produto final.
Stenya Marta

A Co-relação: hipertexto, hipermídia, hiperlink e autoria na web e a prática pedagógica

Atualmente a escola enfrenta um processo de mudanças com a invasão cada vez mais da tecnologia no processo educacional. Os alunos chegam com saberes de informática devido a presença diária da internet em suas vidas, mesmo sem terem frequentado a escola.
            E neste contexto, a escola deve se adaptar ao crescente acesso as novas mídias e um novo processo de ensino e aprendizagem deve ser construído, inserindo os eletrônicos e não esquecendo os materiais estáticos, garantindo a inserção da cultura digital como prática pedagógica.
            Neste processo, o hipertexto deverá ser reconhecido como uma poderosa ferramenta de aprendizagem, uma vez que impulsiona o aluno a produção textual e a pesquisa pelo seu grande poder de representar a informação em formato digital e permitir, por meio do hipertexto, o acesso a outras informações vinculadas ao objeto do conhecimento.
            É um mundo encantado, cheio de diversidade, que fascina o aluno por conter imagens, sons, textos e vídeos, possibilitando a autoria, a participação, a colaboração e apropriação da cultura tecnológica que só a hipermídia oferece.
Mas é preciso que o professor tenha cuidado, e tenha consciência da necessidade de sua intervenção para garantir positivamente o acesso do aluno ao conhecimento formal de qualidade por meio da prática virtual da escrita e leitura, pois neste tipo de ambiente há presença de informações mal elaboradas, sem propósitos significativos.
O aluno poderá construir o conhecimento de forma cooperativa e interativa, já que este tipo de ambiente é aberto, permitindo a troca de experiências, a opinião e a alteração da linearidade dos textos impressos. Dessa forma, autor e leitor são protagonistas do conhecimento.
Stenya Marta

domingo, 5 de dezembro de 2010

III Noite Cultural' 2009

III noite cultural 2009 , muitos tiveram oportunidade de mostrar seus talentos , venha você também participar da IV edição dia : 09/12/2010 ás 19:30 , no Colégio Estadual Ana Rita de Faria .
abraço á todos , Stênya Marta .