Atualmente a escola enfrenta um processo de mudanças com a invasão cada vez mais da tecnologia no processo educacional. Os alunos chegam com saberes de informática devido a presença diária da internet em suas vidas, mesmo sem terem frequentado a escola.
E neste contexto, a escola deve se adaptar ao crescente acesso as novas mídias e um novo processo de ensino e aprendizagem deve ser construído, inserindo os eletrônicos e não esquecendo os materiais estáticos, garantindo a inserção da cultura digital como prática pedagógica.
Neste processo, o hipertexto deverá ser reconhecido como uma poderosa ferramenta de aprendizagem, uma vez que impulsiona o aluno a produção textual e a pesquisa pelo seu grande poder de representar a informação em formato digital e permitir, por meio do hipertexto, o acesso a outras informações vinculadas ao objeto do conhecimento.
É um mundo encantado, cheio de diversidade, que fascina o aluno por conter imagens, sons, textos e vídeos, possibilitando a autoria, a participação, a colaboração e apropriação da cultura tecnológica que só a hipermídia oferece.
Mas é preciso que o professor tenha cuidado, e tenha consciência da necessidade de sua intervenção para garantir positivamente o acesso do aluno ao conhecimento formal de qualidade por meio da prática virtual da escrita e leitura, pois neste tipo de ambiente há presença de informações mal elaboradas, sem propósitos significativos.
O aluno poderá construir o conhecimento de forma cooperativa e interativa, já que este tipo de ambiente é aberto, permitindo a troca de experiências, a opinião e a alteração da linearidade dos textos impressos. Dessa forma, autor e leitor são protagonistas do conhecimento.
Stenya Marta
Nenhum comentário:
Postar um comentário